domingo, 10 de abril de 2011

É possível ultrapassar a velocidade da luz ? (final)


                Será que realmente há laboratórios militares pelo mundo analisando tal problema? É claro que sim. O segredo é a alma da guerra, dizem os militares; e se você descobrir uma tecnologia revolucionária, o segredo é mais perigoso ainda. Tem que ficar restrito a poucos, afinal toda tecnologia nova dá o que o homem mais mesquinhamente procura: poder. Uma tecnologia dessas, que permita viagens hiperluz seria tão perigosa quanto a energia atômica – e mais até, pois como vemos linhas atrás essa técnica envolve energias poderosas como a gravitacional ou eletromagnética. Não sejamos ingênuos: as pesquisas seguem secretamente, não tenhamos dúvidas. É fácil e mais seguro dizer que isso é “pura ficção científica”. Vejam o exemplo do F-117, o avião invisível: os militares norte-americanos negaram sua existência até o fim, quando foram usados na guerra do golfo e todo mundo o viu, já não dava mais para esconder.
                Ensina a Filosofia que não é prudente julgar demais por impossíveis muitas coisas. A História está repleta de exemplos disso, a lista é extensa. Citemos um exemplo: o alemão Zeppelin ao voltar ao seu país após lutar no sul tentou interessar alguns industriais sobre a dirigibilidade dos balões; ao que responderam certos “entendidos”: “Desgraçado! Não sabe então que há três assuntos a respeito dos quais a Academia Francesa já não admite que se fale: a quadratura do círculo, o túnel sob a Mancha e a direção dos Balões.” Isso não é uma piada, aconteceu realmente. Poucos estão preparados para o novo, é normal a resistência a mudanças – ninguém que perder o mundo que conhece. Como viver num mundo desconhecido?
                Se pudermos viajar mais rápido que a luz iremos fatalmente voltar no tempo – outra impossibilidade conforme a Ciência atual. Ora, quem nos garante que os óvnis não sejam viajantes o tempo? Devem existir outras dimensões, a própria Mecânica Quântica admite isso. Hoje os próprios cientistas já não consideram tal assertiva tão absurda assim. Pois se partículas podem existir em estados intermediários (ou outras dimensões), pode haver pessoas, animais e mundos em outras dimensões: isso porque somos feitos de partículas, as mesmas que existem em estados intermediários. Talvez, e aqui é pura especulação, que certas dimensões tenham sentidos da flecha do tempo invertidos ou em outras direções: anela do tempo, para o passado, para uma data específica, para um presente eterno... não sabemos ainda.
                Desse modo, os óvnis podem entrar em outra dimensão e saltar no espaço, sem gastar tempo algum. E sem violar a barreira da velocidade da luz, ela seria contornada; bastaria que a nave pudesse romper o tecido do espaço-tempo e penetrasse em outra dimensão além da nossa, onde sua viagem seria instantânea. Para o observador do nosso Universo a nave sumiria como uma imagem de TV que sai do ar, aliás há muitos relatos assim. Na casuística ufológica não vemos naves vindo do espaço, passar por Netuno, Saturno, Marte, a Lua , pela estação espacial internacional, cruzar a atmosfera e chegar aqui. Não. Elas simplesmente “aparecem”. Não seria a prova dessa tecnologia maravilhosa? Nada a perder, nada a ser destruído numa viagem hiperluz: a nave não precisaria acelerar. Basta “saltar” entre dimensões. Mas fica a pergunta: como isso é possível?
                É o mesmo problema do elétron: como ele salta entre as órbitas do átomo? Isso é comprovado experimentalmente, você pode fazer isso até mesmo em casa usando raios de luz e lentes. Essas naves se comportam como elétrons gigantes, elas saltam no espaço; de algum modo eles conseguiram descobrir o milagre do salto quântico e o utilizam para se deslocar. Mas pode haver outras possibilidades ainda.
                Estamos falando da energia negativa, a que pode formar a matéria escura que repele as galáxias e que compõe 90% da massa do Universo! Sim, somos apenas 10%  do que existe no Universo, até mesmo a energia e matéria são coisas raras. Entretanto a matemática e as observações apontam para um magno problema: como pode o Universo ser coerente e existir a fuga de galáxias? O que as move? Só a gravidade não daria conta. Por isso muitos teorizam a supergravidade ou a antigravidade, essa então é mais seriamente considerada; ela daria conta desse problema- o da matéria escura. Muitos até acham que tal matéria seria feita de uma partícula totalmente exótica, com propriedades muito estranhas. Talvez esteja aí a solução para o problema do deslocamento entre dimensões, pois para fazer com que o tecido do espaço-tempo seja rompido seria necessária uma antienergia, algo como uma energia negativa, com antigravidade. Concentrada num ponto, o espaço se abriria, numa bolha, onde não existiria tempo ali; uma vez lá dentro não seríamos perturbados por inércia ou tempo, seríamos eternos lá. E deslocando tal bolha para uma direção qualquer do espaço normal chegaríamos até as estrelas em segundos ou instantaneamente. É possível que isso aconteça.
                Este autor considera isso perfeitamente comum, pois num Universo tão vasto como o nosso deve haver uma correspondência entre regiões distantes dele; não acredito que existam regiões isoladas uma das outras. Matéria e partículas vem de uma região para outra através desses atalhos ou através da matéria escura. O que está a 1 bilhão de anos luz daqui pode chegar a nós, digo sob a forma de partículas ou radiações. Do contrário, o Universo seria fragmentado e incoerente; a matéria escura é prova disso. Há uma unidade que a tudo permeia. E a natureza deu seu jeito para não deixar regiões extremas do Universo inteiramente isoladas – há uma comunicação entre elas. E um dia iremos descobrir.
                Se hoje dizemos que é impossível ultrapassar a velocidade da luz, amanhã não teremos tanta certeza assim. Que dizer da Ciência, por exemplo, do ano 5000 DC? Seria a mesma? Se em menos de 50 anos ela deu um salto gigantesco como o foi no início do século XX, quando em 1895 se dizia que nada havia para descobrir mais, que dirá daqui a cem anos? A progresso é feito de rompimento com o estabelecido, chega a ser lógico. Se você quer mudar, é preciso demolir o que foi estabelecido. Mesmo que seja algo difícil, inimaginável ou tão potente quanto a barreira da velocidade da luz. Afinal, barreiras existem para serem transpostas...
Marcio Ercilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário